Clínica Ishikawa

Halitose


  1. Eu posso ter mau hálito e não saber?
    Sim. Normalmente as pessoas que sofrem de halitose não sabem. É importante perguntar para alguém de seu convívio ou ao seu dentista.    Quando estiver com um gosto estranho na boca, com pouca salivação, dentes com cáries extensas (que retém alimentos), dentes abertos (com canal por tratar), sangramento gengival, sinusite, rinite, amigdalite, refluxo gastroesofágico, ou se costuma consumir alimentos como cebola e alho com freqüência em grande quantidade, desconfie que pode estar com halitose.

  2. O que pode causar mau hálito?
    A halitose pode ser um sinal de alguma manifestação clínica mais séria como a xerostomia (pouca salivação, sensação de boca seca), amigdalite, refluxo gastroesofágico, sinusite, rinite, gengivites e doenças periodontais, entre outras afecções. Pode ser sinal, também, de higiene precária ou deficiente, como saburra na língua, dentes abertos (com necrose pulpar), retenção de restos alimentares e placa bacteriana e tártaro nos dentes. Dentes com próteses fixas mal adaptadas e mal cimentadas também pode causar mau cheiro.

  3. Por que pessoas que usam aparelho nos dentes costumam ter mau hálito?
    Uma pessoa que usa aparelho ortodôntico fixo pode apresentar mau hálito se não tiver atenção com a higiene dos dentes e do aparelho cuidadosamente, pois os restos alimentares que ficam presos no aparelho deterioram e contribuem para a formação da placa bacteriana e causa mau cheiro.