Clínica Ishikawa

Herpes Simples

1. O que é o herpes?
    O herpes é uma doença viral. Uma pessoa pode ter o vírus e eclodir, dias, meses ou até anos depois. As lesões na boca ocorrem geralmente próximo aos lábios e gengiva.  Uma vez que se contraia o vírus, como não tem cura, trata-se apenas os sintomas sempre que se manifestarem.

2. Quando e como se manifesta o herpes?
    O herpes geralmente se manifesta quando seu portador apresenta algum tipo de debilidade, como estress, trauma, febre alta, outras infecções virais como gripe, imunidade baixa, e outras doenças que debilitem o seu organismo. Geralmente eclodem vesículas bolhosas ou exantemas (manchas ou pápulas avermelhadas) nos lábios, canto ou arredores dos lábios, que podem chegar até o canto do nariz, e podem também ocorrer inflamações gengivais. Estas lesões costumam ser bastante dolorosas na fase aguda.

3. O herpes é transmitido de uma pessoa para outra?
    Sim. O herpes é transmitido pela saliva e pelo contato direto com as lesões. O herpes na sua fase final, as lesões bolhosas liberam um líquido amarelado ou transparente até secar e caírem “as casquinhas”. Quando se entra em contato com este líquido ou objetos que estiveram em contato com este líquido contrai-se o vírus. Por isso evitar compartilhar objetos como talheres, copos, toalhas, e dividir alimentos que possam voltar com saliva.

4. Tem tratamento para herpes?
    Trata-se os sintomas do herpes, com medicamentos específicos, via oral ou em pomadas. O tratamento com laser acelera a recuperação.

5. Tem como evitar aquelas bolhas e lesões do herpes?
    O portador do herpes que costuma ter a recorrência das manifestações do vírus com uma certa freqüência, geralmente um dia antes sente uma espécie de “coceirinha” no local onde irão eclodir as bolhas. Se nesta fase interferir com a laserterapia, há grandes chances das bolhas não surgirem, e se surgirem serem amenas, que se continuando o tratamento com a laserterapia, na maioria das vezes secam sem “estourarem”.