Clínica Ishikawa

Ortodontia


  1. Em que consiste o tratamento ortodôntico?
    A Ortodontia tem como objetivos: Estética, Função e Estabilidade.O tratamento visa colocar maxila, mandíbula, articulação temporo-mandibular e os dentes em relação harmônica entre eles. Resultando também na preservação das estruturas envolvidas e numa estética facial mais harmônica.

  2. O que é necessário para se ter sucesso no tratamento ortodôntico?
    - Uma avaliação minuciosa, uma documentação ortodôntica completa e de boa qualidade, um planejamento cuidadoso e preciso, e escolha da técnica mais favorável;
    - Material de qualidade e instalação correta;
    - Boa orientação e acompanhamento profissional;
    - Colaboração do paciente seguindo corretamente as orientações de cuidados com o (s) aparelho (s), hihiene e alimentação;
    - Assiduidade nas consultas.

  3. Problemas ortodônticos futuros podem ser evitados na infância?
    Sim, muitos problemas de maloclusão podem ser evitados se prevenidos e/ou interceptados precocemente. Pois algumas maloclusões tendem a agravar com a idade. O tratamento precoce (antes dos 10 anos) também permite-nos interferir no crescimento dos ossos maxilares, estimulando ou limitando-os.

  4. Adultos podem fazer tratamentos ortodônticos?
    Sim.    Porém os critérios de avaliação são diferentes. Há de se considerar que em adultos não se tem mais o crescimento ósseo a favor, e as condições dentárias e periodontais devem ser analisadas com cautela. É importante, também, entender que para se concluir um tratamento ortodôntico com sucesso, depende muito de disciplina, colaboração, assiduidade, e de cuidados de higiene e saúde bucal do paciente, tanto quanto de boa técnica e competência profissional.            

  5. Os cuidados com os dentes são diferentes quando se usa aparelho?
    Sim, os cuidados são diferenciados e mais trabalhosos porque o aparelho fixo dificulta a higienização, tendo que utilizar mais instrumentos de higienização além da escova, fio dental e bochechos habituais, como escovinhas especiais e agulhinhas passa-fio. E as limpezas com o dentista deverão ser mais freqüentes (o intervalo é combinado de acordo com a necessidade e dificuldades do paciente). Estes cuidados são fundamentais para se evitar cáries e manchas nos dentes durante o tratamento.

  6. Tenho que mudar a minha alimentação durante o tratamento ortodôntico?
    Os alimentos a serem consumidos podem ser praticamente os habituais. Apenas tomar os cuidados na maneira de consumir. Alguns alimentos muito duros devem ser evitados, outros devem ser cortados para seu consumo. Alimentos muito grudentos e doces devem ser evitados, ou higienizar bem os dentes e aparelho logo após o seu consumo. Todos estes cuidados são importantes para evitar que se quebre o aparelho e para preservar a integridade dos dentes e manchas nos mesmos.